Você sabe a importância de planejar estrategicamente a gestão de escala na sua organização? Na Maestria Serviços em Saúde entendemos que a excelência na gestão de escalas é um compromisso diário com a qualidade e eficiência no cuidado com os profissionais que são sócios cotistas da empresa, o que impacta também na qualidade do trabalho prestado, afinal, uma boa organização favorece para que o foco dos profissionais esteja voltado ao que mais importa: a segurança do paciente.
Dessa forma, a Maestria Serviços em Saúde atua na gestão de escalas com base em quatro pilares que contribuem com a atuação dos Responsáveis Técnicos, promovendo um ambiente de trabalho eficiente e humanitário.
Planejamento estratégico
- O planejamento estratégico na gestão de escalas vai muito além de preencher horários. Envolve uma análise criteriosa das necessidades de pessoal, considerando o histórico de demanda, o perfil dos profissionais e as particularidades de cada unidade. Ao alinhar as escalas com essas informações, garantimos uma cobertura adequada em todos os turnos, otimizando a distribuição de horários entre os profissionais, minimizando as sobrecargas que podem surgir. Vale ressaltar que a Maestria atua no modelo sócio cotista, onde o profissional tem flexibilidade para gerir a sua escala.
2. Capacidade de antecipação .Utilizando ferramentas analíticas e relatórios diários dos registros dos plantões, podemos prever com maior precisão possíveis erros futuros, demandas ou imprevistos. Assim é possível reduzir o retrabalho, o que permite ao Responsável Técnico ajustar as escalas de forma proativa, garantindo uma equipe adequada disponível para atender às necessidades propostas.
3. Impacto na qualidade do atendimento e satisfação dos profissionais. Um planejamento estratégico bem executado não apenas melhora a eficiência operacional, mas também eleva a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Profissionais bem escalados e preparados têm condições melhores de se responsabilizar com as escalas previstas, considerando também que, no modelo sócio cotista, por ser flexível, há disponibilidade de troca de plantões entre os profissionais, bem como, atua-se com um grupo de profissionais disponíveis para cobertura de escala, em caso de necessidades urgentes, decorrentes de ausências, aumento da demanda ou qualquer outra eventualidade.
4. Inovação Com a cultura da inovação, a Maestria Serviços em Saúde disponibiliza aos seus sócios cotistas, software e App para o gerenciamento das escalas e acompanhamento em tempo real. A incorporação de novas tecnologias, além de trazer maior celeridade ao processo, permite transparência para o sócio cotista, no que se refere ao acompanhamento dos plantões realizados ou planejados, além da disponibilidade dos dados necessários que compõem os indicadores da empresa, otimizando as tomadas de decisões.
A gestão eficaz das escalas não é apenas uma responsabilidade, mas uma oportunidade para garantir a continuidade do cuidado e a satisfação dos profissionais sócios cotistas e consequentemente, a garantia da qualidade no serviço prestado aos pacientes.
#GestãoDeEscalas #Saúde #EficiênciaOperacional #PlanejamentoEstratégico #BemEstarProfissional #Liderança #CuidadoComEquipes